05/03/2018

Ultrassonografia Endovaginal Para Pesquisa Ou Mapeamento De Endometriose.

Dra. Tânia Christine Soriano Duarte Tenório, Dra. Tereza de Fátima Barbosa Cedrim -ULTRASSONOGRAFIA

A endometriose é uma afecção clínica e recorrente caracterizada pela presença de tecido endometrial funcional fora da cavidade uterina e do miométrio. Acredita-se que 6% a 10% das mulheres em idade reprodutiva, 50% a 60% de adolescente e adultas com dor pélvica, e até 50% das mulheres com infertilidade sejam afetadas pela doença.

A importância de um diagnóstico precoce possibilitará um tratamento e acompanhamento especializado dessa patologia causadora de transtornos tão relevantes à qualidade de vida das mulheres. A ultrassom transvaginal (ou endovaginal) é um dos melhores exames para avaliação da endometriose, por não ser um exame invasivo e sem radiação, proporcionando seguir um protocolo de avaliação que consiste em um preparo intestinal adequado, sendo realizado da seguinte forma:

a) Na véspera do exame: dieta leve e uso de laxativo; e

b) No dia seguinte: jejum e uso de enema 1h antes do início do exame.

O protocolo de pesquisa de focos de endometriose consiste em avaliação renal, do comportamento anterior e de ureteres, ceco, apêndice retossigmóide, septo retovaginal, retrocevical, paracervical, fundo de saco de Douglas, útero, anexos e fórnice vaginal com gel e parede abdominal.

O ultrassom transvaginal apresenta excelente sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de endometriose e sítios intestinais. Como a detecção das lesões intestinais é prioritária, vários artigos tem definido, recentemente, o exame transvaginal como método de primeira escolha para pacientes com suspeita de endometriose.

O diagnóstico e o estadiamento dessas pacientes propicia discutir e decidir o tratamento adequado e, se cirúrgico, planejar a abordagem.

Perfil profissional 1:

Tânia Christine Soriano Duarte Tenório - CRM/AL 3492

- Graduada em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas.

- Pós Graduada em Ultrassonografia no Centro Formador Dr. Domingos Correia da Rocha - AL.

- Título de Especialista em Ultrassonografia Geral pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

- Curso de Ultrassom Transvaginal Avançado pelos CETRUS.

- Atualmente Ultrassonografista da Clínica Diagnose.

Perfil profissional 2:

Tereza de Fátima Barbosa Cedrim - CRM/AL 2805

- Graduada em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas.

- Pós Graduada em Ultrassonografia no centro Formador Dr. Domingos. 

Mais Artigos Médicos