18/05/2018

Comece a correr hoje – Guia para iniciantes

A corrida é uma forma de manter o corpo e a mente ativa, o que possibilita uma maior qualidade de vida

Começar um novo exercício físico precisa de calma e acompanhamento, principalmente se você estiver sedentário. Com a corrida não é diferente, é necessário ir devagar e aos poucos. Entre os seus benefícios, a corrida melhora o seu condicionamento físico, ajuda a emagrecer, combate a insônia, auxilia no controle do colesterol e previne a osteoporose. Além das melhorias para o corpo, ainda traz uma sensação de bem-estar para a mente, livrando-a do estresse e deixando espairecer.

  Para iniciar essa prática, é preciso tomar alguns cuidados, sendo o principal a visita a um médico a fim de avaliar suas condições físicas para iniciar a atividade física. Quando o aspirante à corrida não está bem fisicamente para a iniciar, pode causar lesões ou agravar problemas cardíacos pré-existentes, sendo assim, após a avaliação médica e estando tudo ok para iniciar, siga os passos:

  - Fortaleça a sua musculatura – para evitar lesões nas articulações, tendões e ligamentos, é preciso exercitar e fortalecer a região das pernas, abdômen e lombar;

  - Escolha um tênis adequado – modelos com o solado macio para absorver o impacto são as melhores opções, entretanto caso sinta algum tipo de dor ou dificuldade nos pés, procure um ortopedista para ajudar a escolher um tênis que atenda às suas necessidades;

  - Comece pela esteira – essa é para quem nunca praticou corrida: o melhor jeito de começar é na esteira. Caminhar na rua é um pouco mais difícil por conta do solo duro, resistência do vento e a temperatura, por exemplo;

  - Intercale a caminhada com a corrida – fazer essa transição de forma gradativa é a melhor maneira de entrar de vez na corrida. Isso faz com que a pessoa adquira um melhor condicionamento musculoesquelético e cardiorrespiratório;

  - Treine pelo menos três vezes por semana – a frequência do treinamento faz você praticamente avançar a cada dia. Por pelo menos 15 minutos, três vezes na semana, já se nota um bom desenvolvimento. A adaptação do corpo ocorre de maneira mais rápida e sem interrupções;

  - Alongue – Principalmente antes e depois da prática de exercício. Isso ajuda a melhorar a mobilidade articular e flexibilidade, evitando o aparecimento de lesões; e

  - Não ultrapasse os limites – cada um tem seu tempo e você deve seguir o seu. O crescimento ocorre com a determinação e paciência do praticante. Exagerar na intensidade da corrida não é a melhor forma de começá-la. Pode até parecer monótono no começo, porém a evolução acontece gradativamente, possibilitando correr num ritmo forte sem que a frequência cardíaca suba tanto.

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