13/02/2020

Confira as vantagens de correr na esteira, na areia e no asfalto

Esporte previne osteoporose, doenças cardíacas, cânceres de ovário e mama

A corrida é um esporte muito comum. É fácil ver alguém na rua praticando em horários variados do dia. O custo baixo e os altos benefícios podem explicar a popularidade dessa prática que pode ser realizada na esteira, na areia ou no asfalto.

Apesar da facilidade, é preciso estar atento e tomar alguns cuidados. Deve-se usar um bom tênis, roupas arejadas, levar uma garrafa de água para se hidratar e usar filtro solar ao se exercitar ao ar livre.

A corrida, para as pessoas que estão aptas, é um exercício aeróbico que traz comprovados benefícios na prevenção de osteoporose, doenças cardíacas, cânceres de ovário e mama, combate o distúrbio do sono e melhora a disposição e a capacidade cardiorrespiratória, de acordo com o Ministério da Saúde.

Abaixo, as vantagens de praticar essa atividade em diferentes ambientes:

Esteira: a maior vantagem é poder controlar a velocidade, opções de inclinação e tempo de treinamento. É uma boa opção para não faltar o treino em dias de chuva.

Areia: esse piso exige mais resistência, força muscular e estabilidade nas articulações. É recomendado para corredores mais experientes. Se você deseja intensificar o treino, esse é o tipo de piso ideal.

Asfalto: esse é o mais popular. Muita gente prefere correr ao ar livre. Entre as vantagens, aumenta a resistência do corredor e a média de sobrecarga muscular causada pela variação (sobe, desce ladeira, pista de barro) e pelo alto impacto.

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